Notícias - Tintas Killing - Tintas para Alvenaria, Madeira e Metal
PT SP

10/03/2017

INICIA O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO PARA A CONSERVAÇÃO DO MONUMENTO AO LAÇADOR

Preocupados com a integridade do Monumento ao Laçador, devido a fissuras detectadas após os mais de 60 anos de sua existência, o Sinduscon-RS, a Assoc. Sul Riograndense da Const. Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com o patrocínio da Tintas Killing, firmaram parceria para a elaboração de um criterioso diagnóstico quanto ao estado de conservação da escultura, na busca de respostas às causas desconhecidas. Para avaliar a profundidade dos problemas detectados no monumento “símbolo de Porto Alegre”, foram contratados dois dos mais renomados especialistas em restauro de obras com metal: Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas metálicas, uma autoridade mundial no assunto.

Ateliê-Escola
Visando aproveitar melhor a oportunidade e disseminar o conhecimento desses especialistas, o projeto prevê a realização de um ateliê-escola que objetiva a qualificação de 15 profissionais atuantes na área de patrimônio, a fim de atuarem de forma autônoma em futuras intervenções de conservação de obras em metal, suprindo uma carência constatada a nível nacional.


Monumento ao Laçador

Criado em 1954 e de autoria do escultor pelotense Antônio Caringi, foi definido por lei municipal como 'Símbolo Oficial' de Porto Alegre em 1992. Foi tombado como patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001 e, em 2007, foi transferido de seu local original, o largo do Bombeiro, para o sítio O Laçador, em razão da construção do viaduto Leonel Brizola.
Para inspiração do que seria um gaúcho autêntico, Antônio Caringi contou com o apoio do folclorista Paixão Côrtes, então um jovem apreciador dos costumes da cultura campeira sul-rio-grandense, o qual posou para o artista com a sua coleção de indumentária gauchesca. É feita de bronze, tem 4,45 metros de altura, pesa 3,8 toneladas e fica em um pedestal de granito trapezoidal de 2,10 metros de altura.

Confira os outros destaques:

ONDE
ENCONTRAR

Estado
Cidade
BUSCA
 
0800 886 3434
Av. 1º de Março, 3430 - CEP 93320-428 - Novo Hamburgo - RS - (51)3586-8100 - (51)3587-3434
Gampi